KOFORMA na ADEGA por Greice Souza e Patrícia Andrade

Campinas Decor 2018

Tivemos a grata satisfação de fornecer os revestimentos de parede KOFORMA NAPOLI Light cinza para a ADEGA da CAMPINAS DÉCOR 2018, projeto das Designers de Interiores Greice Souza e Patrícia Andrade.  Inspirados no belo trabalho delas, verificamos os pontos a serem considerados numa adega contemporânea.

Adegas vêm ganhando espaço  nas residências, apartamentos e restaurantes. Com diferentes soluções, o objetivo é só um: conservar o vinho, que melhora ao longo dos anos se for armazenado adequadamente, nas posição e temperatura ideais e as outras bebidas que os moradores gostem de ter perto de si.

Funcionais, as adegas cumprem seu papel e  valorizam o imóvel.  Elas tem sido colocadas na sala de estar, na varanda gourmet, ou ganham num ambiente só delas, mas em todos os casos elas trazem calor ao coração do proprietário, são o orgulho da família.

 

LOCALIZAÇÃO:  A adega deve ser um local escuro, protegido da incidência solar e sua temperature deve ser constantemente amena.  A luminosidade é prejudicial ao envelhecimento uniforme dos vinhos.  Ideal para a adega são os espaços subterrâneos com profundidade maior que 60 cm, onde a temperature já se mantem constant.  A face sul é um posicionamento ideal sendo a de temperature menor devido à menor incidência do sol.

Os vinhos também não gostam de descansar sentindo trepidações.  Por isso locais próximos a avenidas, metro, etc não são recomendados.

 

CLIMATIZAÇÃO

A temperatura ideal para conservar vinhos está entre 9°C e 18°C — que pode variar conforme a diversidade e a especificidade das bebidas.

Para manter a temperature e a umidade do ar constantes uma alternativa é  revestimentir as paredes com revestimentos funcionais KOFORMA, que mantem a temperatura constante e o ar-condicionado terá um consumo bem menor. Além da temperatura, a umidade também deve ser controlada, pois níveis inferiores a 60% ou 70% ressecam as rolhas e oxidam o vinho. Dependendo do local, pode-se fazer necessário o uso de umidificadores de ar.

Pés direitos baixos reduzem o consumo de energia para a manutenção dos níveis de temperature e umidade do ar, portanto é prefervel levar isso em consideração ao projetar ou escolher o local da adega.

ILUMINAÇÃO

Diversas  reações químicas são induzidas pela luz, portanto ideal é manter as garrafas  longe de fontes de luz. O projeto de iluminação deve evitar emissões diretas nos itens armazenados. Uma boa opção é o uso de LED, que não libera calor.

A decoração da adega pode tirar partido de marcenarias, taças e garrafas de vinho. Revestimentos em tons escuros e com texturas rústicas se adequam melhor à composição do espaço.

POSICIONAMENTO DAS GARRAFAS

As prateleiras ou suportes das garrafas devem ser projetadas de modo que as garrafas fiquem deitadas– dessa forma, a rolha estará imersa no vinho o que contribui para sua conservação.

Tudo isso levado em conta, considere  ter a sua adega em casa!

 

 

Trabalho de Greice Souza e Patrícia Andrade

 

Estivemos lá e prestigiamos o belo trabalho.  Parabéns!